Blog
Acompanhe o lançamento de novas APIs, novos showcases e parcerias.

Tecnologias que o Banco Original trouxe para o setor financeiro

Com apenas um ano de existência no mercado digital, o Original inovou diversas vezes.

Após um período de planejamento, o Banco Original lançou-se no varejo e se tornou o primeiro banco a permitir a abertura de conta corrente 100% pelo celular. Com a proposta de ser um banco totalmente digital, o Original utiliza a tecnologia para transformar a relação entre instituição financeira e cliente.

Neste texto, mostramos algumas tecnologias e inovações que o Original introduziu no mercado brasileiro, provando que a tríade tecnologia + desenvolvimento + banco está na vanguarda da inovação.

Abertura das APIs

Por meio do Open Banking, uma plataforma que permite a integração de vários aplicativos com os serviços por meio da abertura de interfaces de programação de aplicativos (APIs), o banco permite que os correntistas acessem informações bancárias por aplicativos de empresas parceiras. A iniciativa cria um novo ecossistema digital que simplifica integrações em nuvem e mobile, reduzindo custos operacionais, tanto para o banco quanto para seus parceiros.

Com o Open Banking, as aplicações precisam da autorização do cliente para acessar as informações disponíveis. Dessa forma, os usuários não precisam fornecer nenhum dado pessoal para dar essas permissões, além de poderem revogá-las a qualquer momento, tornando o processo muito mais seguro e transparente.

Atendimento por bot via Facebook

O Bot Original é uma ferramenta que permite interação instantânea com o público pelo Messenger do Facebook. Ele foi desenvolvido internamente, pela equipe de TI do banco, e funciona como um assistente de atendimento, tirando dúvidas sobre pagamentos, alterações cadastrais, caixas eletrônicos, cartões, cheques, tarifas, programa de pontos, conta corrente, fundos de investimento etc. O chatbot atende qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o banco, seja ela correntista ou não.

Abertura de conta online

A abertura de conta no Banco Original é feita somente por meio do aplicativo Seja Original. Com o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, a abertura da conta é feita via selfie e fotos dos documentos, com a assinatura sendo processada na tela do smartphone – todo esse processo dura apenas 10 minutos! Além disso, o Original passou a usar a geolocalização para comprovar o local onde o cliente reside, eliminando a necessidade de comprovante de endereço.

Cashback

O Cashback Original é o programa de pontos que transforma as compras do cliente em dinheiro, que pode ser resgatado como dinheiro na conta corrente ou crédito na fatura do cartão. No programa, parte das compras realizadas no débito ou no crédito volta em dinheiro para o cliente – na prática, 1 ponto = 1 real. O resgate é feito via aplicativo em poucos cliques. É válido ressaltar que o cashback não pode ser sacado, e só possível usá-lo em conta corrente para pagamento de compras ou como crédito na fatura do cartão. Para mais informações, clique aqui.

Consulta de saldo via InstaStories do Instagram

Outra inovação do Banco Original é a possibilidade que o cliente tem de visualizar informações de saldo e extrato diretamente pelo InstaStories do Instagram. Assim, não é necessário acessar o aplicativo do Banco Original, nem a plataforma de Internet Banking da instituição. Para ter acesso a isso, é preciso seguir o perfil do banco (@bancooriginal) no Instagram. Em seguida, basta clicar no logo do banco no InstaStories. Feito isso, o cliente será direcionado para uma nova tela, na qual fará login de sua conta dentro do Instagram. A fim de evitar problemas de acesso não autorizado, o banco envia um aviso por SMS ao cliente sempre que for realizado um acesso à conta pela ferramenta.

Depósito de cheque por imagem

O aplicativo do Banco Original conta com depósito de cheque por imagem. Utilizar essa funcionalidade é simples: o cliente tira uma foto e, após verificação, o valor é depositado na sua conta. Para saber mais, clique aqui.

Cartão virtual para maior segurança de compras online

O Cartão virtual do Banco Original é um espelho do cartão de crédito, mas, como o próprio nome indica, ele é emitido somente virtualmente. Com ele, o titular pode realizar compras pela Internet sem ter que informar os dados do cartão físico. Trata-se de uma solução para tornar mais segura as compras online.

É válido ressaltar que: ele é exclusivo para compras via Internet, aplicativos ou telefone (televendas); o limite é o mesmo do cartão de crédito físico; ele não possui anuidade; não é cobrada tarifa pelo uso do cartão virtual; compras no cartão virtual são discriminadas na mesma fatura do cartão de crédito, mas são destacadas separadamente no documento; ele pode ser gerado pelo aplicativo ou Internet Banking; o cartão virtual não pode ser utilizado para compras de ingressos e/ou transações que necessitem da apresentação do cartão físico; compras com esse cartão podem ser parceladas; ele não está disponível para clientes que não possuem a função “crédito” ativada.

Time Original Developers.

Permalink: https://developers.original.com.br/blog/tecnologias-banco-original-trouxe-setor-financeiro