Blog
Acompanhe o lançamento de novas APIs, novos showcases e parcerias.

Open Bank, a revolução dos serviços financeiros

Estamos repensando a forma de como os serviços financeiros podem fazer parte da vida das pessoas. E convidamos todos os desenvolvedores a pensar e repensar junto com a gente nessa jornada de possibilidades infinitas.

O mercado financeiro está passando por grandes transformações desde o surgimento das Fintechs. Mesmo com essas mudanças acontecendo em ritmo acelerado, muitos desenvolvedores esbarram em dificuldades para criar soluções para serviços financeiros. Lidando com sistemas antigos e fechados, as startups recorrem a soluções pouco seguras para resolverem problemas, como armazenar senhas e dados pessoais de seus usuários em servidores locais.

Com o objetivo de transformar a experiência de desenvolvedores e clientes, além de fomentar a criação de novos serviços, o Banco Original acaba de apresentar ao mercado o Original Developers. Nessa iniciativa, o Original abre uma série de APIs que permitem que integrações de aplicações diversas com seus serviços.

Todas as APIs foram desenhadas e documentadas com muito cuidado para que os desenvolvedores, mesmo sem experiência prévia com serviços financeiros, consigam utilizá-las de forma rápida. As APIs utilizam padrões amplamente adotados, como arquitetura REST, o protocolo de comunicação HTTP, e respostas no formato JSON.

O Original Connect, a primeira API a ser lançada, será a porta de entrada para os todos os serviços. Ele é uma implementação do OAuth que permite que aplicações solicitem autorização do cliente Original para acessar as informações disponíveis pelas outras APIs. A grande vantagem do Original Connect é o fato dos usuários não precisarem fornecer nenhum dado pessoal para dar essas permissões, além de poderem revogá-las a qualquer momento, tornando o processo muito mais seguro e transparente.

Além do Original Connect, foram lançadas outras 3 APIs: Original Contas, Original Investimentos e Original Pagamentos. O Original Contas permite que os desenvolvedores consultem o saldo bancário atual e histórico, e o extrato da conta corrente de seus usuários. O Original Investimentos permite consultar a carteira de investimentos e o Original Pagamentos permite a realização de transferência bancárias entre contas do Banco Original.

Estamos repensando a forma de como os serviços financeiros podem fazer parte da vida das pessoas. E convidamos todos os desenvolvedores a pensar e repensar junto com a gente nessa jornada de possibilidades infinitas.

Vem com a gente?

Time Original Developers


Permalink: https://developers.original.com.br/blog/open-bank-revolucao-servicos-financeiros