Blog
Acompanhe o lançamento de novas APIs, novos showcases e parcerias.

O dinheiro já ficou no passado

Que tal usar apenas o celular e um bom aplicativo para fazer todos os pagamentos?

Imagine aquela situação clássica: você sai de casa, faz suas compras em um mercado e, quando abre a carteira, percebe que esqueceu seus cartões de créditos. “Pague em dinheiro”, seria a resposta óbvia. Mas, por ser mais um daqueles dias de cão, você percebe que também não tem dinheiro em espécie, nem como (ou onde) sacar. E agora? Entra em desespero, pede desculpas e diz que vai buscar o cartão e volta logo?

E se houvesse outra solução? Se, ao invés voltar para casa atrás do cartão ou pedir para a pessoa do mercado “pendurar” o valor, fosse possível contornar a situação com um pagamento digital feito em seu smartphone? Acredite, em alguns lugares isso já é possível. Não apenas possível, como também uma tendência.

Hoje, vamos falar sobre as intituladas Mobile Wallets, as carteiras virtuais.

A mesma função da sua carteira de sempre, mas totalmente digital.

De um modo bem direto e resumido, é isso que diz aí em cima. As Mobile Wallets (MW) podem armazenar todos os dados de seus cartões de débito e crédito para efetuar pagamentos, fazer transferências bancárias, além de guardar informações específicas de identidade – nossos populares RGs e CPFs.

E como funcionam?

Por meio das informações do usuário disponibilizadas por ele pelo smartphone ou qualquer dispositivo que tiver em mãos na hora de alguma compra. Atualmente, existem diversos apps de Mobile Wallet que podem ser baixados para suprir a função de sua versão física. Ao escolher um que lhe seja mais conveniente, você deve cadastrar os dados dos seus cartões de acordo com a aceitação das bandeiras no aplicativo.

Mas, claro, é necessário que o vendedor - estabelecimento, negócio ou pessoa - também tenha acesso à mesma carteira virtual. Caso contrário, ela
mesma se torna inútil, uma vez que cada app tem uma finalidade ou função. Qual a vantagem para quem vende? Com as Mobile Wallets, é possível efetuar pagamentos e transações com poucas taxas, além de fidelizar os clientes, tanto para o desenvolvedor do sistema quanto para o estabelecimento ou terceira parte que fizer uso do serviço.

Elas vão demorar a chegar ao Brasil?

Na verdade, as Mobile Wallets já estão por aqui há algum tempo, com diversas empresas já estabelecidas no Brasil. O destaque fica para o PicPay, que efetivamente permitiu deixar a carteira em casa e usar apenas o celular para fazer seus pagamentos.

O PicPay é um aplicativo inovador que realmente permite que as pessoas compartilhem dinheiro entre si. Você pode inserir os dados do seu cartão de crédito ou fazer transferências de valores para o app, e ter sempre crédito online.

E como você usará essa grana? Imagine que você foi para um bar com seus amigos e um deles pagou a conta. Agora, você precisa transferir dinheiro para ele. Se o amigo está entre seus contatos cadastrados, você pode pagá-lo diretamente com o PicPay.

Vamos continuar com esse exemplo. Agora, imagine que esse seu amigo, no dia seguinte, saia para um almoço de negócios. O crédito que você transferiu para ele está disponível e, se o restaurante for cadastrado no PicPay, ele pode pagar diretamente pelo aplicativo, de acordo com o saldo que tiver em conta. Se preferir, ele também pode transferir o saldo para a conta do banco dele.

Ou seja, com o PicPay é possível fazer pagamentos para estabelecimentos comerciais, receber ou transferir dinheiro para pessoas físicas e também jurídicas. Tudo tão fácil e rápido como acessar o seu serviço favorito de mensagens e combinar aquela balada. 

Soluções específicas para empresas e profissionais

Para que os clientes tenham total flexibilidade de opções de pagamento, donos de restaurantes, padarias, clínicas, lojas e qualquer outro tipo de negócio com ponto comercial fixo podem oferecer PicPay como meio de pagamento.

Rapidez, segurança, sem aluguel ou compra de maquininha, com taxas que chegam a 0% e controle de pagamentos em tempo real. Essas são benefícios que o PicPay oferece para quem tem um negócio. A interface é super simples e fácil de usar. Basta fazer o download do app PicPay Empresas, disponível para Android e iOS, e cadastrar o negócio. A análise é feita de forma muito rápida e após a aprovação, o empresário já estará pronto para receber e gerenciar os pagamentos.

Ah, e o PicPay também tem uma modalidade para profissionais liberais, com taxa baixa sem a necessidade de aluguel ou compra de maquininha.

Rápido, fácil e MUITO seguro

Carteiras virtuais são comprovadamente seguras. Não porque é mais difícil ser hackeado do que ter sua carteira roubada na rua, mas porque há todo um sistema de segurança – que varia de acordo com cada app – baseado em criptografias e tokens que garantem a privacidade de todos os seus dados.

Mesmo se um criminoso tiver seu smartphone, todas as suas informações são bloqueadas naturalmente. Você pode bloquear tanto seu smartphone quanto suas contas utilizando um computador ou qualquer meio digital que lhe permita o acesso a suas Mobile Wallet. É praticamente impossível duplicar um cartão via MW.

Gostei! Quero saber mais sobre o assunto. Como eu faço?

Tão simples quanto fazer um pagamento utilizando uma carteira virtual, é aprender mais sobre o assunto. Você pode acompanhar as novidades por aqui e também em diversos sites sobre o assunto.

Acompanhe também o pessoal do PicPay, baixe o app e comece já a fazer pagamentos de uma maneira inovadora!

Time Original Developers.

Permalink: https://developers.original.com.br/blog/o-dinheiro-ja-ficou-no-passado