Blog
Acompanhe o lançamento de novas APIs, novos showcases e parcerias.

O boom da Inteligência Artificial. E quatro maneiras de criar sua própria IA

Tudo o que você precisa é tirar aquela sua ideia de criar um robô próprio do papel e aplicar na prática!

Siri, Cortana, Ok Google, Jarvis. Com certeza esses nomes lhe soam familiar, não?

Em comum, todos são exemplos de evolução da inteligência artificial. Não estamos falando de um filme, mas de programas criados para interagir e auxiliar no seu cotidiano, cada um à sua maneira.

E todos foram programados para não só interagir, mas também para aprender e evoluir com o acúmulo de informações constantes geradas a partir de códigos criados em APIs. Não sabe o que são APIs? Então vamos explicar isso e dar exemplos de plataformas que podem ajudar você a criar sua própria inteligência artificial.

 

Entendendo as APIs

A sigla “API” vem do inglês “Application Programing Interface”, que em tradução literal significa Interface de Programação de Aplicativos.

Seus principais usos incluem prever hábitos de consumo de usuários, mapear potenciais clientes, automatizar processos de desenvolvimento de novas APIs (sim, máquinas criando máquinas), conectar objetos físicos com a Internet das Coisas, e por aí vai.

 

Sim, elas conversam entre si  

Sendo uma interface, uma gama de protocolos e ferramentas, o sistema das APIs aplicado à inteligência artificial pode conversar entre si de modo independente, mediante programação prévia com funções acessadas e revertidas em padrões de dados. Traduzindo de um modo mais simples: um aplicativo X é programado para receber dados coletados por um software Y. Esses dados são compartilhados com outro app, que utiliza os mesmos dados para aprimorar suas funções e, em seguida, repassar sua “evolução” para outro software ou aplicativo, e assim por diante.

A cada dado e informação recebida e posteriormente compartilhada, a IA se desenvolve e aprende.


Quatro modos de criar sua própria IA

Para ajudar os desenvolvedores espalhados pelo mundo, foram criadas diversas plataformas que possibilitam a criação de suas próprias IA, sejam assistentes pessoais ou chatbots. Abaixo, escolhemos quatro delas com base na sua relevância no mercado, praticidade e opções de funcionalidades:

1.    Api.i

Serviço que dá aos desenvolvedores a possibilidade de criar linguagens mais naturais que servem até mesmo de treinamento para customizar funcionalidades de aplicativos, bots e serviços. Conta com uma base consolidada de sistemas constantemente aprimorada por co-working de usuários do próprio site.

2.    Wit.ai

O Wit.ai permite o uso de linguagens de programação simplificadas para aprimorar a interface entre serviços web, aplicações mobile e “utensílios” cotidianos, como Smart tvs, carros e até casas automatizadas. Foi comprado pelo Facebook em janeiro de 2015 que, desde então, investe em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologia de comandos de voz.

3.    IBM Watson

Lançado em novembro de 2013, o IBM Watson se destaca pela gama de APIs disponíveis para customização e aprimoramentos. Entre as diversas possibilidades se destacam a identificação de idiomas, insights personalizados e reconhecimento visual.

4.    Google Cloud Prediction

Através de dados compartilhados e disponibilizados em nuvem, o serviço se destaca com APIs que possibilitam a construção de aplicativos voltados principalmente para análises variadas, de negócios a pesquisas de mercado, e de fácil documentação. A partir do primeiro acesso, já são disponibilizados guias de passo a passo, acesso a livrarias digitais e exemplos interativos.

 

Daqui para a frente

As ferramentas estão na mão. É bem verdade que existem outras, mas estas quatro em especial são a melhor forma de entrada possível para o mundo dos APIs de inteligência artificial. Agora, tudo que você precisa é tirar aquela sua ideia de criar um robô próprio do papel e aplicar na prática.

Só, por favor, tome cuidado com o que for desenvolver. Afinal, não queremos que as máquinas causem uma revolução contra nós, não é? Mantenha um limite na consciência dos seus robôs e sempre guarde um Teste de Turing consigo para prevenir. A humanidade agradece.

Time Original Developers.

Permalink: https://developers.original.com.br/blog/boom-inteligencia-artificial-quatro-maneiras-criar-propria-ia